Tipos de Aeronaves de Carga

Aeronave PAX ou Passageiro Narrowbody

São aeronaves nas quais a carga compartilha o voo com passageiros em cabines separadas. Os passageiros são acomodados na parte superior e as cargas no compartimento inferior. Usualmente utilizado para voos com duração de até 5 horas por sua autonomia e espaço interno reduzidos.

O compartimento de cargas e porta possuem dimensões reduzidas, limitados de uma forma geral de 160x140x120 cm. Como o levantamento da carga e acomodação no compartimento é realizado por um operador logístico e não por maquinário, há uma limitação de peso de 150kg a 200kg por volume individual.

Aeronave PAX ou Passageiro Widebody

Tal como as aeronaves Narrowbody, a carga compartilha o voo com passageiros em cabines separadas. Os passageiros são acomodados na parte superior e as cargas no compartimento inferior. Utilizada para voos de maior duração e transcontinentais, por sua ótima autonomia e espaço interno amplo, normalmente em voos acima de 5 horas. Compartimento de cargas e porta possuem dimensões maiores, limitados de uma forma geral a 300x200x160 cm. Levantamento da carga e acomodação no compartimento é feito por operadores logísticos, maquinário e sistema de rolamentos no piso do compartimento, logo temos uma capacidade de até 4500kg por volume individual.

Aeronave CAO ou Cargueira

Nas aeronaves cargueiras, a carga não compartilha o espaço com passageiros: toda cabine está disponível para o transporte de cargas. Utilizada para voos de maior duração e transcontinentais e também sob demanda para voos curtos dentro de um mesmo continente. Compartimento de cargas e porta possuem dimensões maiores e podem, inclusive, contar com abertura total traseira ou frontal da fuselagem. Tratando das aeronaves cargueiras mais comuns utilizadas temos o MD-11 e o B777F com  limite de dimensões de 330x220x300 cm. Assim como nas aeronaves Widebody, o levantamento da carga e acomodação no compartimento é realizado por operadores logísticos, maquinário e sistema de rolamentos no piso do compartimento, logo temos uma capacidade de até 6000kg por volume individual.

Rafael_Luiz_Canossa_IMG_6157_(2)_(286145
38581660e271c94e32e3ed0b47ca026b-gpMediu
tam-cargo---boeing-767-300f_big.jpg